Bancadas de cozinha: o que analisar na hora de construir

Faça da bancada um detalhe marcante na sua cozinha. -->


As bancadas para cozinha ou espaço gourmet já estão em boa parte dos projetos atuais. Não importa o estilo da construção se é mais sofisticada, vintage, rústica ou minimalista, o que deve contar é a praticidade e bom gosto.

As ilhas e balcões também são uma boa pedida para deixar a cozinha mais funcional e aproveitar cada espaço do ambiente.

O mercado nos oferece vários acessórios para atender a todos os estilos e fazer da sua bancada um detalhe marcante na sua cozinha. Mas hoje vamos nos reter ao planejamento, dando dicas do que observar antes mesmo de começar a construir o seu suporte, seja para o preparo dos alimentos, lavar louças ou fazer suas refeições.

Bancadas de cozinha

Ao pensar numa bancada para cozinha observe:

  • Instalação de material de fácil limpeza, lembre-se que você vai lidar com alimentos neste local e que ele deve ser isento de fungos e bactérias;
  • Dê preferência a materiais duráveis, assim você diminui o custo e evita futuras dores de cabeça com reformas;
  • Evite materiais porosos que podem causar infiltrações, sujeiras e manchas, além da proliferação de germes;
  • Pense e escolha tudo pela praticidade, isso facilitará sua rotina, assim como o trabalho com os utensílios e alimentos;
  • E claro, dá para juntar tudo isso a um design que ofereça beleza e agregue valor à sua cozinha.

Bancadas de cozinha

Qual altura ideal para a bancada

A altura deve ser observada de acordo com a finalidade que se quer com a bancada:

  • Bancada para refeições devem seguir uma altura que facilite o encaixe de banquetas que ajudarão a compor o ambiente. Neste caso, não aconselhamos que a altura ultrapasse 105cm;
  • Bancada baixa, para ser usada como mesa, deve ter altura média de 76cm;
  • Bancada com pia, é preciso observar a altura de quem trabalhará no espaço, a altura pode variar de 86 a 93cm.

Bancada de cozinha

Acabamento de bancadas com pia:

Essa parte deve receber atenção especial, afinal um acabamento mal feito pode comprometer não só o funcionamento da pia, como os móveis que estiverem por perto, ou mesmo armários embutidos:

  • A borda deve ficar a cerca de 2cm além dos móveis, assim, a água que escorrer, deve ir para o chão, sem pingar em cima de nenhum armário, por exemplo;
  • O “rodapia” ou frontão, deve ser instalado em bancadas que tenham encontro com a parede, para impedir a infiltração de líquidos. Podem ter variações de tamanhos que vão desde 5 até 25cm, os maiores vêm ganhando espaço nos últimos tempos.
  • Guarnição é o obstáculo que impede a água de sair dos limites da pia, geralmente a altura de 2cm é suficiente;
  • Área molhada é o espaço onde você colocará as louças para escorrer e por isso deve ser bem delimitada pela guarnição.

Nos próximos posts falaremos sobre os revestimentos mais apropriados para bancadas, além de acessórios como coifas, cooktops, cubas, lixeiras embutidas e outros para deixar o seu espaço ainda mais completo e funcional. Continue acompanhando o Blog da Cimcal e esteja sempre por dentro do que é tendência na área da construção.

Bancadas de cozinha

Bancadas de cozinha

Bancadas de cozinha

Bancadas de cozinha

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários