Como planejar a iluminação de sua casa

A luminosidade correta em cada cômodo garante ambientes mais aconchegantes e uma boa economia na conta de luz todos os meses.-->


Um dos detalhes mais importantes ao construir ou reformar a casa é a iluminação. A quantidade de luz é um fator essencial para criar ambientes agradáveis, destacar ou disfarçar pontos específicos e facilitar as tarefas diárias. Por isso, buscar informações sobre como planejar adequadamente a iluminação de casa é fundamental.

Dependendo do tamanho e da ornamentação do cômodo, um único ponto de luz não é suficiente para clarear tudo. Então, ao decidir a localização e a quantidade de luminárias, é preciso levar em conta que clima se quer produzir, qual canto necessita de mais luminosidade, qual lâmpada é mais apropriada, entre outros quesitos.

Aprenda a escolher a lâmpada certa

A quantidade de watts não é o único fator de diferença entre os produtos. As lâmpadas também variam, por exemplo, quanto ao tipo de luz emitida e indicação. Para ajudar você a fazer as melhores escolhas, pesquisamos sobre os principais exemplares. Veja:

O fim das incandescentes

A comercialização de lâmpadas incandescentes foi suspensa no Brasil em 2016. Motivo: elas não atendem aos atuais padrões de eficiência exigidos. Embora emitam uma luz próxima da natural, confortável aos olhos, quente e aconchegante, seu tempo de duração é curto e o consumo de energia é maior que o de outros exemplares. Por isso, devem ser substituídas por modelos mais econômicos de lâmpada.

O que fica bem em cada cômodo?

Uma iluminação bem planejada forma diferentes atmosferas, conduz a atenção para determinada área, supre melhor as necessidades do dia a dia, evita sobrecargas e gera economia de eletricidade. Confira dicas de como projetar corretamente a iluminação de cada canto da casa.

Banheiro

Garanta uma luminosidade adequada e evite sombras na hora de se arrumar, instalando lâmpadas halógenas ou fluorescentes compactas nas laterais do espelho. A iluminação geral do espaço pode ser feita com fluorescentes tubulares.

Quarto

Uma luz branca central é indispensável, mas vale a pena incluir arandelas em dois ou três pontos para criar um clima mais íntimo e aconchegante. Se você gosta de ler na cama, não se esqueça de ter um abajur ou uma luminária regulável por perto.

Sala

Invista em arandelas com luz amarela nas paredes laterais da sala de estar para deixar o momento de ver um filme ou ouvir música mais agradável. Luminárias de chão atrás do sofá aumentam a luminosidade na hora de ler ou receber os amigos. Spots direcionados para a mesa de centro, quadros ou objetos especiais garantem charme extra ao ambiente.

Na sala de jantar, intensifique o clima convidativo com um belo pendente acima da mesa. Se houver espelho no cômodo, aposte num foco de luz sobre a peça. Isso ampliará a luminosidade e a sensação de espaço.

Cozinha

Na iluminação de apartamento, um único ponto de luz difusa costuma bastar, já que os cômodos tendem a ser pequenos. Caso o ambiente seja grande, incluir pendentes sobre a mesa e plafons próximos do fogão e da pia para setorizar a luminosidade é uma boa alternativa.

Área externa

A iluminação nesse ambiente deve decorar e evitar acidentes, proporcionando acolhimento e segurança. Postes, espetos articulados e balizadores são boas escolhas para o jardim. Quanto à iluminação da piscina: tartarugas, refletores e arandelas funcionam bem no deque; na água, aposte em opções de LED, fibra ótica e luminárias portáteis.

Automação pode ser uma boa saída para economizar ainda mais

Os sistemas para automatizar a iluminação residencial são bastante similares e utilizam sensores que informam o gasto de luz em cada cômodo, medem fatores externos – temperatura, umidade, luminosidade – e permitem programar o acendimento e o desligamento das luzes. A economia gerada com a automação costuma compensar o valor do investimento.

Quer saber mais sobre como planejar sua iluminação de casa? Curta nossa página no Facebook e acompanhe excelentes dicas para deixar seu lar ainda melhor.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários