O que saber antes de começar a reformar sua casa

Antes de começar as obras é bom observar alguns passos para que tudo saia dentro do planejado.-->


Nossa casa é nosso cantinho, onde reunimos familiares e amigos, onde ficamos loucos para chegar depois de um longo dia de serviço. Por estes e outros motivos, é um lugar que queremos sempre bem cuidado e procuramos mantê-lo personalizado e acompanhando tendências. Seja apenas em algumas partes ou em todas, uma reforma é sempre cogitada e sempre esperamos o melhor resultado, não é mesmo?

Mas antes de começar as obras é bom observar alguns passos para que tudo saia dentro do planejado e o que é para ser uma melhoria se torne uma dor de cabeça.

Siga o nosso passo a passo da reforma e tenha o resultado esperado, sem transtornos:

Planeje

Mesmo que você tenha decidido por não mexer em tudo, que apenas alguns cômodos serão privilegiados com uma repaginada, o planejamento é indispensável.

Então, analise tudo que deve ser feito e como você quer que seja feito. Depois de soltar a imaginação, informe-se sobre um bom arquiteto e passe suas ideias para ele. Assim vocês podem traçar um bom planejamento e evitar que a obra siga “solta” e que você ache possível derrubar mais uma parede ou acrescentar um banheiro e acabar perdendo o controle dos gastos, mexendo no que não é necessário.

Orce

Fazer um orçamento é imprescindível para não correr o risco de ter que parar a reforma pela metade ou precisar recorrer a empréstimos com juros não muito camaradas.

Então, faça as contas de quanto você tem e em quanto ficará a reforma do jeito que você quer. Depois avalie se poderá seguir com o projeto sem alterações ou se será preciso adequá-lo ao seu bolso.

O cuidado deve ser ainda maior quando se opta por uma reforma geral, tanto pelo custo da obra, quanto pelo tempo previsto para conclusão da mesma. Visto que nesse período os gastos do dia a dia continuam os mesmos e ainda se tem o acréscimo com materiais e mão de obra. Portanto, não deixe de fazer um bom orçamento, para ver se sua obra caberá na verba que você pode destinar a ela.

Programe-se

Antes de começar faça uma avaliação proporcional da sua obra em relação a sua permanência dentro de casa. Quando a reforma é geral, pode ficar inviável permanecer no local. Daí é preciso pensar numa mudança temporária e é bom que isso seja programado com antecedência.

Existem algumas opções: ou você pode ficar na casa de parentes/amigos, hotéis ou ainda alugar um cantinho até que o seu ambiente fique pronto. Na escolha dos dois últimos casos, tente encontrar algo perto da obra, assim fica mais fácil acompanhar tudo.

Vale destacar que isso também deve estar previsto na hora do orçamento.

Etapas

Organize tudo e siga as etapas de sua obra para não correr o risco de atrasos por esquecer ou pular alguma fase.

Quebrar paredes, arrancar revestimentos, levantar paredes, passar energia, assentar piso, pintar… Não deixe de planejar cada etapa.

Por exemplo, se você pensa em inserir rebaixamento de gesso em algum ambiente, primeiro o eletricista precisa terminar sua parte, para depois o gesseiro poder trabalhar.

Se isso não estiver bem definido, corre-se o risco de atrasar a obra e perder tempo de serviço, além de material, se fizer algo fora de ordem.

 

Pronto. Se está pensando em reformar, siga o Blog da Cimcal e aproveite nossas dicas de planejamento, produtos e decoração.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários