Qual o tipo de iluminação ideal para cada cômodo da casa

Está querendo mudar o visual da sua casa, mas não sabe por onde começar? Um projeto de iluminação bem planejado é capaz de dar vida nova a qualquer cômodo, mudando totalmente a percepção do local.-->


Porém, da mesma forma que eles podem melhorar o visual, se mal planejado, um projeto de iluminação pode acabar com o visual do ambiente. Por isso, existe um tipo de iluminação ideal para cada cômodo, e para você não errar na hora de escolher a sua, nós iremos te ajudar.

Hall de Entrada

Por ser o primeiro local a ser visto ao entrar em casa, ele tem um papel muito importante. O hall de Entrada deve ser bem iluminado para passar um ar convidativo e aconchegante. Existem várias cores de iluminação, porém, é recomendado escolher apenas uma. As luzes de LED são uma excelente pedida, por sua economia e durabilidade.

Dica: As fontes de luz difusas são uma excelente opção, pois são suaves e abrangentes.

Sala de estar

Pode não ser o primeiro local a ser visto, mas é onde as pessoas passam a maior parte do tempo. A Sala de estar, por ser um ambiente onde são feitas diversas atividades como: Leitura, TV e até jogos, é ideal que sejam instalados no mínimo dois tipos de iluminação, uma boa opção são as luminárias de luz indireta. É recomendado também, abusar de fontes de luz naturais como: portas de vidro, claraboias e grandes janelas.

Dica: Utilize mecanismos de Dimmer, que possibilitam aumentar e diminuir a intensidade da luz.

Sala de Jantar

Nesse caso, o tipo de iluminação varia de acordo com a sua necessidade. Caso sua prioridade seja jantares íntimos com seu parceiro (a), utilize pontos de iluminação mais baixos, para dar um ar romântico ao local. No caso de jantares entre amigos e familiares, o ambiente deve ser melhor iluminado. Lembre-se, o foco principal da sala de jantar é a mesa, portando, ao colocar lustres lembre-se que a distância mínima entre a parte inferior e a mesa é de 60cm.

Dica: Em caso de luminárias, escolhe aquelas que emitam luz para cima, pois a iluminação direta pode causar ofuscamento.

Cozinha

A cozinha é um ambiente onde são feitas muitas tarefas. Por isso, ele deve ser bem iluminado para ajudar na identificação da tonalidade dos alimentos, evitar possíveis acidentes e facilitar no trabalho.

Dica: Ao utilizar a iluminação uniforme, você evita a fadiga dos olhos.

Quarto

Nos quartos, as opções podem variar bastante. Porém, a iluminação deve ser confortável. Em caso de cantos de leitura utilize luminárias de luz indireta, ou então, abajures próximos a cama.

Dica: Em caso de Closets, utilize sempre fontes difusas e atenção a distância das lâmpadas.

Banheiro

É recomendado que o banheiro seja o mais iluminado possível, pois é muito usado pelas mulher para arrumar a maquiagem, e pelos homens para fazer a barba.

Dica: Não utilize luz focal acima das bancadas, pois elas criam sombras no rosto, atrapalhando no processo de maquiagem.

Área externa

A área externa necessidade de iluminação estratégica, em caso de arvores e arbustos, utilize a iluminação para afastar possíveis invasões e ainda assim, valorizar o ambiente e a paisagem.

Dica: Em caso de piscinas, utilize lâmpadas de fibra ótica.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários