A gás, solar ou elétrico. Saiba qual aquecedor é o ideal para sua piscina

Quem já experimentou sabe o quanto é bom aproveitar a piscina em épocas frias. Mas para isso, devemos ter um bom aquecedor a disposição para aproveitar ao máximo essa experiência.-->


No mercado atual, existem três tipos de aquecedores: o aquecedor a gás, solar e o elétrico. Cada um possui um sistema de funcionamento específico, vantagens e desvantagens.

E para você não errar na hora de escolher, vamos falar um pouco sobre cada um.

A Gás

É o modelo mais indicado para regiões mais frias pois seja qual for o clima, ele aquece rapidamente a piscina.

  • Vantagens: Tem baixo custo de instalação e relativamente baixo custo do gás. O dispositivo de segurança do aquecedor fecha o gás automaticamente caso a chama se apague, garantindo segurança.

  • DesvantagensNão é recomendado para piscinas muito grandes, acima de 150m³. É necessário ter uma central de gás para a instalação do sistema e um amplo espaço para acomodar o maquinario.

Aquecedor Solar

Mais indicado para piscinas residenciais, os aquecedores solares possuem coletores que são instalados onde há a melhor exposição ao sol, podendo ser no telhado ou no solo.

  • Vantagens: É uma fonte de energia renovável e não poluente, garantindo praticidade e economia. Além disso, se comparado aos outros, a manutenção do aquecedor de piscina solar tem baixo custo.

  • Desvantagens: O coletores solares dependem do clima para funcionar bem. Eles necessitam de uma área equivalente a da piscina e geralmente não existe área no telhado suficiente.

Aquecedor Elétrico

Ideal para  locais frios e nublados. É necessário dosar a frequência de uso, pois o sistema consome energia elétrica em grande quantidade.

  • Vantagens: Economia de até 80% de energia em comparação aos aquecedores de resistência elétrica. É de fácil instalação e deixa a água na temperatura ideal em um curto prazo tempo, funcionando bem até nos dias nublados.

  • Desvantagens:  Só funciona quando a temperatura estiver acima de 8ºC, abaixo desta temperatura o gás congela. Para as piscinas comerciais é necessário um apoio a gás.

Dica importante: Independente do tipo de aquecedor que for instalado o pH da água deve ser mantido no ponto 7, neutro.

Então, já sabe qual aquecedor será seu aliado no inverno?! Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo 🙂

 

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários