Como começar a planejar a reforma da sua casa

Planejar uma reforma não é tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a começar!-->


A reforma é um passo importante para deixar a sua casa do jeito que você sempre quis, com o máximo de conforto e elegância. Começar uma reforma, seja somente um cômodo ou a casa toda não é uma tarefa fácil, planejamento é a chave para uma reforma tranquila, livre dores de cabeça. O processo requer muita organização, foco e também a colaboração de toda a família.   

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo de como começar uma reforma, sem deixar nada para trás. Confira!

Definição de um orçamento

Reformar a casa é um investimento em qualidade de vida e conforto. Por isso, antes de 

iniciar a obra, defina um orçamento e estabeleça tetos para gastos específicos. 

Assim, é possível garantir mais controle sobre as despesas e não ultrapassar a quantia que está disponível para a obra.  A definição de um orçamento é uma excelente maneira de não extrapolar nos gastos e ainda sim, garantir tudo o que você precisa para reformar a sua casa.

Lembre-se: é importante guardar uma quantia extra para o caso de qualquer imprevisto ou necessidade de contratar mais mão de obra ou materiais adicionais. 

Contratação de um profissional especializado

Não há como reformar uma casa sem a ajuda de um profissional especializado. A contratação de um responsável em áreas da arquitetura ou engenharia é fundamental para o bom andamento da obra. 

O especialista é capaz de lidar com questões mais complexas e aprimorar o planejamento da reforma. Um bom profissional possui visão, experiência e conhecimento que vai te ajudar a conduzir a construção, oferecendo diversas soluções práticas para sua nova casa.  

Além disso, o especialista pode ajudar a definir valores, prazos e determinar como a execução da obra será realizada, bem como dicas e orientações que a tornem a mais prática. 

Desenvolvimento do escopo da obra

Sem um alinhamento claro, a reforma pode se tornar um verdadeiro desastre. Por isso, é importante determinar o escopo da reforma – o que será feito e como será feito.

Um escopo bem planejado ajuda a evitar gastos desnecessários com materiais e peças, além de ajudar a ter um vislumbre das etapas e quando será necessário adquirir cada item. Busque por referências e passe todos os seus objetivos para o papel. Seguindo essa linha, o desenvolvimento da obra poderá fluir sem interferências.

Definição dos materiais que serão necessários

O que será necessário para reformar a sua casa? Você irá precisar de algum material específico para um acabamento diferenciado? É preciso calcular e visualizar todos esses detalhes. 

A definição dos materiais que serão utilizados na obra, pode ser feita junto ao profissional contratado, preferencialmente antes do início da obra. Determine o que será usado na reforma previamente, em tempo hábil para pesquisar preços e comparar opções para fazer a escolha certa!

Planejamento de etapas

Divida seu planejamento em etapas. Dessa forma, é possível criar um cronograma para o projeto e determinar prazos para as equipes responsáveis pela reforma. 

O ideal é definir as etapas por cômodos. Primeiro os quartos, depois a sala, cozinha e assim por diante. Além de tornar o processo da reforma mais simples, as etapas ajudam na preparação do orçamento e organização da mão de obra. 

A reforma de uma casa é um processo trabalhoso e exaustivo, mas é um investimento em qualidade de vida e conforto para o seu lar. Lembre-se de manter o foco e não desanimar ao longo do desenvolvimento do projeto, seguindo as etapas de forma correta, os resultados serão satisfatórios, com um cantinho aconchegante para você e sua família!

 

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários