22 de maio de 2015 • Dicas
Publicado por: Comunicação
No Brasil, 40% da água tratada se perde antes de chegar às residências pela má qualidade da infraestrutura e ligações clandestinas. Sendo que esse índice pode chegar à 60% em algumas cidades. E quem acaba pagando por isso são os próprios consumidores. Então, resta, a nós, consumidores finais, cuidar para que o desperdício em casa, seja o menor possível. Atitudes simples podem fazer grandes diferenças.
Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras e conheça os equipamentos que podem ser aliados mesmo quando abertas.
Estamos aqui falando do quanto gastamos de água no banheiro, mas os afazeres da dona de casa requerem quase que sempre, o auxílio de torneiras. Seja na cozinha, na área de serviço e voltando ao banheiro, as torneiras podem ajudar, e muito, na economia do dia a dia.
De qualquer forma vale lembrar que o uso consciente ainda é o mais importante. Não custa nada escovar os dentes e ensaboar a louça com a torneira fechada, não é mesmo?
Mas as torneiras economizadoras Deca também foram desenvolvidas para te regrar. Ou seja, elas próprias têm sistemas inteligentes que fecham a vazão de água após segundos aberta. Já temos equipamentos com sensores que funcionam apenas, com a aproximação das mãos e encerram a liberação de água quando há o afastamento.
As torneiras inteligentes propiciam uma economia de até 77% de água, em relação às comuns.