Entenda qual lâmpada led é ideal para você?

Existem vários modelos e até cores à disposição!-->


Com o fim das lâmpadas incandescentes, a melhor opção para iluminar sua casa são as lâmpadas de led. Mas existem vários modelos e até cores à disposição, o que acaba por nos deixar confusos e sem saber qual nos atenderá melhor.

Para facilitar essa escolha vamos explicar um pouco sobre cada modelo, assim você poderá analisar qual se encaixa mais no seu projeto de iluminação.

 

Voltagem ou tensão:

Bivolt – compatível com todos os tipos de instalação, seja 110 ou 220v pode ser a melhor opção, por se adaptarem a novas e antigas instalações;

110v ou 220volts – você pode escolher o modelo de sua lâmpada levando em conta o tipo da rede elétrica. Verifique qual a voltagem instalada em sua casa e adquira a iluminação de acordo com a mesma;

12 volts – se a ideia é colocar lâmpadas de led em uma sanca de gesso, a tensão deve ser de 12v.

 

Soquete ou conector:

E27 - Conectores mais comuns

E27: esse tipo de conector é encontrado na maioria dos lustres, pendentes e plafons;

GU10 - Conectores mais comuns

GU10: um dos melhores conectores do mercado, utilizados em luminárias e lustres mais modernos;

E14 - Conectores mais comuns

E14: é o modelo usado em castiçais e lustres importados.

 

Iluminação ou potência:

Se você está acostumado com a iluminação oferecida pelas antigas lâmpadas incandescentes, por exemplo, que têm uma boa capacidade luminosa e quer ter o mesmo resultado, siga a dica abaixo.

Para cada 1watt de led temos:

  • 2,5 w de fluorescente;
  • 10w incandescente;
  • 10w dicroica ou halógena.

Exemplo: se você usava a tradicional incandescente de 60w vai conseguir o mesmo resultado similar com uma led de 6w.

Obs: Dizemos resultado similar porque a luminosidade de cada tipo de lâmpada pode diferenciar de acordo com o fabricante. Por isso consultar um profissional para fazer um projeto luminotécnico deve ser um fato a ser analisado para se ter um ambiente bem iluminado, sem gastar mais que o necessário.

 

Temperatura de cor:

Temperatura de Cor

Quando falamos de temperatura, estamos nos referindo ao tom da cor e não ao quanto a lâmpada aquece:

Amarelas: lâmpadas com tons amarelados são conhecidas como quentes ou mornas. Proporciona uma claridade que dá uma sensação de calma e aconchego. Indicadas para locais de descanso como sala, quarto e corredores;

Natural: chamamos de intermediárias aquelas que ficam entre o amarelo e o branco, em relação a temperatura elas ficam entre o normal ou neutras. Como a própria descrição diz, esta opção emite uma luz mais natural, o que se torna uma qualidade a mais, podendo ser usada em qualquer dos ambientes já citados. Além disso ela não altera a cor de onde ela reflete, o que a torna a melhor alternativa para quem deseja destaca um objeto, como um quadro, por exemplo, sem perder sua coloração original.

Brancas: super brancas num tom que chega a ser azulado, recebem a denominação de frias. Apresenta uma iluminação mais brilhante e densa. Melhores ambientes para sua aplicação são cozinha, banheiros e lavanderia;

 

 

Ainda tem dúvidas sobre qual modelo pode ficar melhor no seu projeto? Visite a Cimcal Iluminação e seja orientado pelos nossos profissionais.

 

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários