Porque optar por um Cooktop por indução?

Já pensou em não ter mais todo aquele trabalho para limpar as bocas do fogão? Não correr mais o risco de queimar a mão com o fogo? E que tal programar a hora exata para seu fogão desligar.-->


É, parece sonho, não é mesmo? Não, não é sonho, o nome correto é Cooktop por indução.

Essa maravilha é a última palavra em tecnologia quando o assunto é fogão.

Mas afinal de contas, como ele funciona?

Basicamente, é um fogão que funciona através de ondas eletromagnéticas que aquecem o alimento, ou seja, a superfície do fogão não esquenta. A concentração das ondas é feita no fundo da panela e não na superfície do aparelho.

Veja também no vídeo abaixo, um pouco de como a Cooktop por indução funciona.

 

Mas o aparelho não é apenas isso. Vamos citar para você agora os prós e contras de se optar por um Cooktop por indução:

Prós:

• Economia

Acabou a preocupação com o preço do gás. Por funcionar via eletricidade, não necessita de nenhuma conexão a gás.

Mas você deve estar pensando, “Então vou gastar energia”. Sim, os Cooktops utilizam energia elétrica, porém, por sua concentração de calor ser mais eficiente, cozinham um alimento na metade do tempo de um fogão tradicional, economizando energia.

• Fácil de limpar

Esqueça a mão de obra de limpar as grades e bocas do fogão. Os Cooktops possuem uma superfície de vidro e fácil de limpar, seu design é moderno e possui um painel totalmente digital. Porém, atenção, por ser de vidro, nada de arrastar panelas na superfície, isso pode arranhar o vidro do aparelho.

• Função Timer

Talvez uma das funções mais populares do Cooktop. O timer permite que você programe o horário em que o aparelho vai desligar. Isso também auxilia na economia de energia, pois evita que o aparelho fique ligado por tempo desnecessário.

Contras:

• Instalação

Ao contrário do modelo portátil de 1 boca, o modelo doméstico de 4 bocas necessita que a instalação elétrica seja feita por profissionais especializados.

• Preço

Como você já deve ter imaginado, devido as vantagens, ele é um modelo mais caro do que os fogões tradicionais. Porém, além da economia, você não vai precisar trocar de fogão tão cedo devido a sua durabilidade.

• Panelas adaptadas

Por sua condução funcionar através de campo eletromagnético, ele só funciona com panelas do tipo ferro fundido ou aço inoxidável. Mas calma, caso você queira usar algum outro tipo de panela, uma opção é o fundo difusor de calor. Basta colocar a panela em cima e pronto. Veja um modelo de fundo difusor na foto abaixo.

Para saber se sua panela é adequada ao Cooktop, basta colocar um imã na parte debaixo da panela, caso ele grude, ela irá funcionar.

Caso queira saber mais sobre outros tipos de Cooktops, clique aqui e leia o artigo em nosso blog sobre qual o melhor cooktop para sua cozinha.

A Cimcal trabalha com uma ampla variedade em Cooktops para atender o seu gosto e suas necessidades. Visite a Cimcal mais perto de você e consulte um de nossos vendedores.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários