Qual a diferença entre coifas de exaustão e depuração?

As coifas são itens indispensáveis na sua cozinha. Confira as diferenças entre cada uma e todos os seus benefícios!-->


Assim como a tecnologia, o design de interiores também se atualiza e evolui de acordo com as demandas. Se há alguns anos a cozinha era local apenas para armazenar e cozinhar as refeições, hoje pode ser considerado um espaço de interação e criatividade, afinal, nada melhor do que se reinventar na cozinha, certo? 

Hoje, materiais e eletrodomésticos são planejados para garantir conforto, praticidade e elegância. A coifa é um bom exemplo disso. Presente em cozinhas e espaços gourmet, o aparelho é de grande utilidade para quem ama cozinhar. Sua função é simples, porém, indispensável: auxiliam na retirada de odores do ambiente, principalmente de gordura. Logo,é um item essencial para manter o ambiente limpo e agradável. Contudo, na hora de adquirir uma coifa, sempre surgem a dúvidas sobre qual modelo comprar. 

As coifas podem ser de exaustão ou de depuração. Cada uma funciona de maneira específica e compreender a diferença, às vezes, não é tão simples. Mas não se preocupe, neste artigo vamos esclarecer diferenças entre as coifas e os benefícios de cada uma, assim você saberá escolher a ideal para sua cozinha!

Mas, afinal, o que é uma coifa?

A coifa é um eletrodoméstico usado em cozinhas de diferentes estilos, sua função é extrair fumaça, vapores, odores e gordura do ambiente, provinda do cozimento dos alimentos. A peça é instalada sobre o fogão e remove até 90% das impurezas do ar.

Algumas coifas podem produzir um baixo ruído quando estiverem executando o processo de filtragem do ar, mas não chega a ser um empecilho na hora de cozinhar. Os modelos variam em design e funcionamento. As coifas podem ser encontradas em dois modelos: na função exaustor e depurador. 

Coifas de exaustão

Nas coifas de exaustão, o ar é sugado por meio de dutos para fora da cozinha, enquanto a gordura é retida em filtros de alumínio. Para levar as impurezas para fora do ambiente, o duto de saída deve ser instalado com precisão. Além disso, a fim de garantir o máximo de desempenho, é ideal que o duto possua 16,5 cm de diâmetro. 

A instalação desse tipo de coifa exige um maior planejamento, pois é necessária uma saída de ar específica para ligar o duto ao ambiente externo, onde o vapor é despejado. Neste modelo, a sucção do ar é mais potente, por isso é mais indicada para quem cozinha com frequência.

A coifa de exaustão é recomendada para ambientes menores, com pouco espaço para a circulação de ar.

Coifas de depuração

A coifa de depuração funciona como um filtro de ar para o ambiente. Assim como a coifa de exaustão, ela suga o ar da cozinha para eliminar fumaça e outros odores, como o de fritura, por exemplo. No entanto, ao invés de levá-lo para fora, a coifa de depuração filtra o ar e o devolve para o ambiente. 

Este modelo, geralmente conta com um filtro de carvão e um filtro de alumínio para reter a gordura. A coifa de depuração é indicada para ambientes abertos, onde há espaço para a circulação de ar. 

Como escolher a coifa ideal para a sua cozinha?

Primeiro, é necessário analisar o espaço que você dispõe no ambiente para a instalação. Não se esqueça de conferir as metragens da coifa, o tamanho é essencial para decidir qual modelo será ideal para sua cozinha. 

Observe atentamente o estilo de ambiente que você quer criar, se é algo mais clean ou mais moderno e também as suas necessidades ao usar a cozinha. 

Escolher os itens ideais para cozinha não é uma tarefa fácil, afinal, é um lugar onde você passa tempo com a família e descobre novos sabores. O investimento em uma coifa, vai garantir um ambiente mais limpo, livre de gorduras e odores característicos de certos alimentos. Com elas, você pode cozinhar tranquilamente sem se preocupar. 

Então, qual coifa você vai escolher para sua cozinha? 

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários