Qual iluminação escolher para salas e cozinhas

Vários quesitos devem ser analisados na hora de fazer a escolha da iluminação ideal para um ambiente. -->


Os projetos de nossas casas são pensados desde os mínimos detalhes e isso é muito importante, já que são eles que dão um toque final e ditam o estilo que queremos para cada ambiente. Nesse jogo de colocar os sonhos em prática temos que dar atenção especial à iluminação, uma peça chave da decoração que tem o poder de encantar ou assustar, na pior das situações, mas é claro, vamos trabalhar para nos encaixar na primeira opção.

Vários quesitos devem ser analisados na hora de fazer a escolha da iluminação ideal para um ambiente. Se ele deve ser mais iluminado, se deve ter uma cor de luz mais tradicional ou se podemos “brincar” com as cores e claro, que estilo você pretende oferecer naquele local.

Hoje nossas dicas são para cozinha, salas de estar e de jantar e ambientes integrados.

Qual lâmpada é ideal:

Parece simples e muitas vezes não damos a devida atenção a essa parte, mas a escolha da lâmpada correta é muito importante. Isso porque é ela quem vai dar o toque de luminosidade e cores. Nada adianta escolher a luminária mais adequada à sua decoração e colocar uma lâmpada que não se adeque ao esperado.
Já falamos aqui no Blog sobre as cores de lâmpadas e quais modelos são mais econômicos, volte em nossos artigos que eles poderão ajudar nessa fase.

Iluminação sala de estar:

Iluminação de ambientes - Sala de Estar

Por ser um ambiente, várias vezes, usado de forma múltipla, sendo sala para receber visitas, assistir TV e onde a família costuma se reunir, deve receber especial atenção quanto à escolha da iluminação.
Assim como o uso do local, o ideal é que o plano de iluminação dê a mesma mobilidade. Ou seja, projete circuitos luminotécnicos independentes, assim conseguirá ter em um mesmo ambiente vários jogos de luzes para compor o momento, por exemplo:

  • Para filmes: se vai assistir a um filme, as claridade amarelada, indireta proporcionada por luminárias é a ideal, por criar um clima aconchegante e confortável;
  • Receber visitas e convívio familiar: na função social, uma claridade mais uniforme no ambiente, mais clara e distribuída é a melhor escolha;
  • Atividades específicas: para estes locais pode ser criado ainda aquele cantinho da leitura, por exemplo, e este receber uma iluminação direta e equilibrada.

Viu como você pode trabalhar a iluminação de acordo com cada necessidade?

Iluminação para sala de jantar:

Iluminação de ambientes - Sala de Jantar

A sala de jantar deve ter uma iluminação bem distribuída para que tanto os alimentos quanto as pessoas sentas à mesa estejam bem visíveis para um momento também de conversa e interação.
Luminárias: cuidado na hora da escolha da luminária que será instalada sobre a mesa de jantar. O tamanho da peça e distancia que ficará dos alimentos, pode causar desconforto, caso não seja adequadamente escolhida;
Mesa: se optar por uma mesa maior, mais comprida, deve ser necessário utilizar dois lustres ou mais, já que cada parte da mesa deve estar bem iluminada;
Tipo de tampo: o material escolhido para o tampo da mesa também deve ser observado, se for do tipo que reflete a luz, como vidros e espelhos, o ideal é escolher luminárias que joguem a luminosidade para cima (luz difusa).
Cor da luz: na sala de jantar é importante escolher lâmpadas com cores que não vão alterar a cor dos alimentos. Verifique com profissionais qual seria indicada para o tom da sua sala.

Iluminação de cozinhas:

Iluminação de ambientes - Cozinhas

Um dos lugares que a claridade é mais importante na casa, é a cozinha. Portanto deve-se analisar muito, o tipo de lâmpada e a disposição dos pontos de luz.
Tipo de lâmpada: as que mais se adequam a esse espaço são luz neutra (4.000K) ou luz branca-azulada (6.000K).
Pontos de luz: distribua de forma que não fique sombras pelos cantos ou em locais de trabalho, como bancadas. Importante observar ainda a implantação de luzes, de forma que, o corpo do cozinheiro não faça sombra sobre o que está sendo preparado. Caso queira destacar algum objeto de decoração, projete focos sobre eles.

Iluminação de ambientes integrados:

Iluminação de ambientes Integrados

Para ambientes integrados ou conjugados, siga a mesma linha de decoração, temperatura de cor e luminárias.
Formatos: o formato escolhido deve ser padrão, se optar por pendentes quadrados para serem colocados acima da mesa de jantar, saiba que as luminárias embutidas deverão seguir a mesma forma;
Cor de lâmpada para cozinha: a temperatura da cor na cozinha deve continuar seguindo uma tonalidade mais neutra, mas para não causa impacto visual coloque uma lâmpada com 4.000k, assim não alterará a cor dos alimentos e também não afetará caso queira ver televisão na sala.
Cor de lâmpada para sala: opte por um tom a menos, temperaturas até 3.000k, assim não ficará tão clara quanto a da cozinhas e nem tão amena quanto poderia ser numa sala comum. E ainda segue uma escala de cores que vai unificar a iluminação do ambiente conjugado.

Aqui falamos sobre iluminação de cada ambiente de uma forma geral, mas na Cimcal Iluminação você vai encontrar as mais variadas linhas para seu projeto luminotécnico e profissionais preparados para te orientar e tirar quaisquer dúvidas. Visite a Cimcal Iluminação.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários