18 de abril de 2016 • Dicas
Publicado por: Comunicação
No mercado atual, existem três tipos de aquecedores: o aquecedor a gás, solar e o elétrico. Cada um possui um sistema de funcionamento específico, vantagens e desvantagens.
E para você não errar na hora de escolher, vamos falar um pouco sobre cada um.
A Gás
É o modelo mais indicado para regiões mais frias pois seja qual for o clima, ele aquece rapidamente a piscina.
-
Vantagens: Tem baixo custo de instalação e relativamente baixo custo do gás. O dispositivo de segurança do aquecedor fecha o gás automaticamente caso a chama se apague, garantindo segurança.
-
Desvantagens: Não é recomendado para piscinas muito grandes, acima de 150m³. É necessário ter uma central de gás para a instalação do sistema e um amplo espaço para acomodar o maquinario.
Aquecedor Solar
Mais indicado para piscinas residenciais, os aquecedores solares possuem coletores que são instalados onde há a melhor exposição ao sol, podendo ser no telhado ou no solo.
-
Vantagens: É uma fonte de energia renovável e não poluente, garantindo praticidade e economia. Além disso, se comparado aos outros, a manutenção do aquecedor de piscina solar tem baixo custo.
-
Desvantagens: O coletores solares dependem do clima para funcionar bem. Eles necessitam de uma área equivalente a da piscina e geralmente não existe área no telhado suficiente.
Aquecedor Elétrico
Ideal para locais frios e nublados. É necessário dosar a frequência de uso, pois o sistema consome energia elétrica em grande quantidade.
-
Vantagens: Economia de até 80% de energia em comparação aos aquecedores de resistência elétrica. É de fácil instalação e deixa a água na temperatura ideal em um curto prazo tempo, funcionando bem até nos dias nublados.
-
Desvantagens: Só funciona quando a temperatura estiver acima de 8ºC, abaixo desta temperatura o gás congela. Para as piscinas comerciais é necessário um apoio a gás.
Dica importante: Independente do tipo de aquecedor que for instalado o pH da água deve ser mantido no ponto 7, neutro.
Então, já sabe qual aquecedor será seu aliado no inverno?! Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo 🙂