18 de junho de 2016 • Reforma
Publicado por: Comunicação
Pensando na área gourmet, um item que não pode faltar é a churrasqueira, além de útil de ser o fator mais importante para aquele delicioso churrasco, ela agrega valor na decoração do ambiente.
Churrasqueira de alvenaria
É o modelo mais tradicional, o famoso modelo de tijolinhos. Ela é ideal para quem tem um bom espaço em casa, como quintais, pois é usado o carvão para acionar o fogo, o que gera muita fumaça. Este modelo pode dar um pouco mais de trabalho no manuseio e na limpeza, mas os especialistas em churrasco garantem que a fumaça do carvão deixa a carne defumada e mais saborosa. E o custo para manter o fogo aceso é baixo.
Churrasqueira elétrica
Se você não tem muito espaço na sua casa, ou quer uma área de lazer no apartamento, uma boa opção é a churrasqueira elétrica. É encontrada nos modelos de embutir e móveis. A churrasqueira elétrica pode ser usada dentro de casa, é fácil de ascender e não provoca sujeira, como a de carvão. Ela também causa fumaça e consome energia, o que pode causar um aumento na sua conta.
Churrasqueira a gás
Você também pode optar pelo modelo de churrasqueira a gás, considerado o modelo mais ecológico. Ela ascende e aquece rapidamente e não gera sujeira. As desvantagens são que ela não deixa a carne com gosto de defumada e o gás pode acabar bem na hora do churrasco, tem que ficar atento!
Churrasqueira a bafo
Esse modelo é indicado para quem faz churrascos em pequenas quantidades e tem um espaço de lazer menor, uma vez que ela fica tampada e causa menos fumaça. Este modelo utiliza menos carvão do que o modelo tradicional e garante que os alimentos fiquem defumados. O que pode ser desvantagem para algumas pessoas é que a carne é grelhada, não tem como utilizar espetos.
Dicas importantes:
-
Independente do modelo, as churrasqueiras podem ser encontradas no comércio ou até mesmo construídas em vários estilos e materiais como tijolos, concreto (pré-moldada, que já vem pronta), acabamentos em pisos, vidros, cimento queimado, pedras… Enfim, são várias as opções. Cabe a você decidir o conceito da decoração, a cara que você quer dar para o espaço e a partir daí escolher a churrasqueira no modelo e material ideais.
-
Para que a sua área gourmet lhe proporcione ótimos momentos de lazer, é bom apostar nos acessórios para facilitar o preparo das comidas. Uma pia, um balcão e armários são indispensáveis. 😉
-
Todas as churrasqueiras fazem fumaça, por isso é necessário investir em um sistema de exaustão. Mesmo se você optar por uma churrasqueira elétrica ou a bafo, que fazem menos fumaça, é bom instalar uma coifa para evitar transtornos.
Agora é só avaliar qual modelo é o ideal para você e o seu espaço e aproveitar os momentos de lazer.