Piso de porcelanato: como escolher o ideal para sua casa?

Conheça os principais tipos e saiba qual o melhor modelo para cada ambiente!-->


Elegância, conforto e praticidade. Na hora de construir ou reformar, é extremamente importante se atentar a esses detalhes para garantir que o projeto dos seus sonhos seja concluído com sucesso. Nesse sentido, hoje em dia existem inúmeras opções de revestimentos disponíveis no mercado, feitos com materiais diferenciados e tecnologias distintas, pensados não somente para impactar na estética do ambiente, mas levando em consideração a funcionalidade de cada local em que será aplicado. 

O piso de porcelanato, por exemplo, tem sido um dos itens mais procurados no momento, podendo ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas. Seu excelente custo benefício, aliado à alta durabilidade do material, bem como a beleza refinada que encanta os olhos de quem vê, são alguns dos fatores que contribuem para a sua popularização no Brasil. 

Mas afinal, o que é piso de porcelanato?

Composto por argila, feldspato e outras matérias-primas inorgânicas, o piso de porcelanato é considerado um tipo de revestimento cerâmico, altamente resistente e durável. Isso se deve ao seu processo de produção (onde ocorre a queima de todos os componentes em temperatura elevada), resultando assim em uma peça homogênea, rígida e, claro, muito sofisticada. 

Sua versatilidade é outro ponto que chama a atenção, afinal, é possível encontrá-lo em diversos modelos, cores, tamanhos (o que permite seu uso em ambientes compactos ou amplos) e texturas (imitação da madeira, pedra, cimento e concreto, por exemplo). Além disso, a limpeza de sua superfície é feita com extrema facilidade, já que por apresentar baixa porosidade, não absorve grande quantidade de água ou impurezas. 

Como escolher o modelo ideal para sua casa? 

Com todas essas vantagens, você certamente deve estar considerando a aplicação do piso de porcelanato na sua casa, não é mesmo? Mas, como existem diversos modelos no mercado, primeiro é preciso entender as características de cada um deles antes de tomar uma decisão. Pensando nisso, separamos uma lista com os principais tipos de porcelanato para te ajudar nesse processo, são eles: 

  • Acetinado: Com brilho sutil e textura áspera (menos escorregadio), contribui com a sensação de aconchego e leveza do ambiente, principalmente se usado na cor branca. Pode apresentar uma variedade de estampas e padrões que remetem à pedra, madeira e cimento, tornando-o um revestimento muito versátil. É ideal para áreas úmidas e gordurosas, como banheiros e cozinha.
  • Polido: Possui superfície lisa e brilhante e é recomendado para as áreas internas da casa, como salas, quartos e corredores. Devido à camada de cera protetora aplicada ao final do seu processo de fabricação, é capaz de garantir uma durabilidade maior. Totalmente refinado e elegante, auxilia na luminosidade e ampliação do ambiente.
  • Esmaltado: Apresenta grande quantidade de estampas, acabamentos (liso, texturizado, fosco ou brilhante) e pode ser aplicado em diferentes ambientes, sejam eles internos ou externos, assim como em áreas secas ou úmidas, levando em conta o índice de resistência do seu esmalte. Além disso, é resistente às manchas e sujeiras.
  • Natural: Como o próprio nome diz, é considerado um modelo “neutro”, ou seja, não recebe nenhum tipo de polimento no final de sua produção. Sendo assim, contém superfície fosca, sem brilho, mas capaz de proporcionar aconchego um ambiente clean e moderno. Por ser pouco escorregadio, é bastante utilizado em áreas externas e com umidade.

Agora que você conhece mais sobre o  porcelanato, é possível ter uma noção do que mais se encaixa na estética e funcionalidade da sua residência. Lembrando, claro, que o conforto e segurança vêm sempre em primeiro lugar. Dessa forma, ao apostar nesse tipo de revestimento, esses fatores são essenciais para que você desfrute de um ambiente ainda mais aconchegante e harmônico.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários