24 de janeiro de 2022 • Construção e Acabamento, Decoração, Dicas
Publicado por: Comunicação
Versáteis, exclusivas e duráveis, entenda porque as pedras naturais são destaque na Arquitetura
Desde a antiguidade as pedras naturais estão inseridas na arquitetura. A Grécia Antiga e o Império Romano, por exemplo, construíram esculturas, monumentos e túmulos com diversos tipos de rochas ornamentais. Um dos locais mais icônicos do mundo, o Partenon, foi construído inteiramente em mármore há mais de dois mil anos. Esse templo dedicado à deusa grega Atena é um verdadeiro símbolo de força da natureza.
Além do valor estético, as pedras naturais se destacam pela sua durabilidade e resistência que ultrapassa gerações e assegura vida útil aos empreendimentos.
Outro diferencial para utilização das pedras naturais na arquitetura é a exclusividade que elas conferem aos ambientes. Nenhuma pedra jamais será igual a outra, elas contêm traços, veios e tons únicos que enriquecem o seu design. Cada peça contém propriedades e características que transformam qualquer espaço em um ambiente único.
A sua versatilidade é impressionante, já que as pedras podem ser utilizadas como revestimentos de fachadas, pisos, paredes, bancadas, tampos de mesa, além de aplicações menos convencionais, tais como: lareiras, peças de design, piscinas. As pedras ainda podem ser polidas, levigadas, flameadas, jateadas e apicoadas. E uma mesma rocha pode receber mais do que um tratamento, garantido assim peças únicas e cheias de charme.
Além de todas essas vantagens e diferenciais, podemos também destacar o fato de que a utilização de pedras naturais traz mais sustentabilidade para as moradias, contribuindo para minimizar os impactos ao meio ambiente, já que a sua fabricação exige menor exploração de recursos naturais. A pedra Hitam, por exemplo, tem como origem a lava de vulcão, uma matéria-prima não poluente.
Natural, simples e belo. As pedras naturais contam histórias e resgatam a harmonia e o equilíbrio.