28 de agosto de 2015 • Construção e Acabamento
Publicado por: Comunicação
Portas e janelas, geralmente, ajudam a ditar o estilo da casa. Por isso as esquadrias têm tanta importância na hora de projetar um ambiente. Elas são a moldura que nos levam ao mundo exterior. Ao escolher qual usar deve-se observar não somente a estética, mas a conservação e a garantia de segurança e bem-estar também.
Basicamente, temos cinco tipos de matérias-primas para esquadrias: alumínio, ferro, vidro, PVC e madeira. Não vamos entrar aqui nos padrões de abertura apresentados pelo mercado, já que só isso já faria o texto render.
Vamos falar um pouco sobre cada uma, assim você poderá analisar e escolher a que mais lhe agrada ou que se encaixa no seu projeto:
Esquadrias de Madeira: bonitas, mas frágeis
Se optar por trabalhar com este material, já sabe que terá um belo resultado estética e visualmente falando, mas lembre-se que é algo natural e que deve ser tratado como tal. Manutenções periódicas são necessárias para não deixar que o tempo deteriore o produto e perca sua funcionalidade.
Esquadrias de Vidro: prática instalação, difícil manutenção
Este tipo de esquadria proporciona um visual muito bonito e sua rápida instalação atraem muito na hora da escolha. Para quem deseja um ambiente mais iluminado e ventilado é uma excelente escolha. Como ponto negativo vem a limpeza, que apesar de oferecer fácil manutenção, destaca qualquer tipo de marca, seja pelo toque das mãos ou por algum produto que o atinja.
Esquadrias de Aço: economia com qualidade
Estas estruturas são projetadas para oferecer grande durabilidade, aliada a beleza e praticidade aos modelos de portas e janelas deste material.
Esquadrias de Alumínio: durabilidade e praticidade
Quando o cliente escolhe por este material é notável que ele não esteja pensando tanto no preço – por se tratar de um produto mais caro -, mas na praticidade e resistência oferecidos pelo mesmo. Possui vários acabamentos, é extremamente durável, não enferruja, não precisa de pintura, não altera a estrutura e não perde o brilho.
Esquadrias de Ferro: tradicional, mas a qualidade tem deixado a desejar
O ferro permite diversas variações de formato, mas é bom certificar-se que está contratando um bom profissional para a execução do serviço. Seu custo é mais atrativo quando comparado aos demais, mas a manutenção demanda mais cuidados devido à corrosão.
Esquadrias de PVC: extremamente durável e resistente
Uma das caçulas do mercado brasileiro, mas vem roubando a cena. Durabilidade, beleza e com fácil higienização, as esquadrias de PVC parecem mesmo terem vindo para ficar.
Oferece um ótimo isolamento acústico, deixando o ambiente mais silencioso e tranquilo para se descansar, por exemplo. Ajudando ainda na climatização do ambiente, mantendo sempre uma temperatura sem muitas oscilações, devido ao seu isolamento que reduz a troca de calor e frio de fora para dentro.
Apesar do custo inicial ser mais alto que os demais tipos, sua durabilidade compensa isso a longo prazo. Além de ser 100% reciclável.
Alumínio
Aço
Ferro
Madeira
PVC
Vidro
Ainda tem dúvidas e gostaria de conferir os materiais de perto? Visite uma loja Cimcal, sempre tem uma bem perto de você em Divinópolis e região.