8 dicas para montar sua área gourmet

Saiba como equipar o espaço e deixá-lo perfeito para se divertir e relaxar com a família e os amigos.-->


Funcional e muito charmosa, a área gourmet de casas e apartamentos é um cantinho aconchegante e especial tanto para os moradores quanto para os visitantes. O truque para conseguir deixar o lugar assim está em como montar área gourmet. Por isso, separamos as melhores dicas para você nesse artigo. Afinal, você sabe que construir é o nosso negócio.

O espaço gourmet permite prolongar ambientes de estar, como salas e varandas, proporcionando uma área descontraída e agradável para colocar a conversa em dia e ainda saborear deliciosos pratos, acompanhados de bons drinques. Para ficar perfeita, a área gourmet precisa de equipamentos certos, móveis adequados, acessórios apropriados e artigos de decoração harmônicos.

Confira mais detalhadamente como fazer uma área gourmet ideal em sua casa ou apartamento.

O que não pode faltar em sua área gourmet

1 – Instalações elétricas e hidráulicas

Você vai precisar de praticidade para fazer pratos gostosos enquanto coloca a conversa em dia com a família e os amigos. Então, instale tomadas suficientes para o uso de eletrodomésticos, acessórios elétricos, aparelho de som e TV, entre outros. Pense também na pia para lavar a louça e as mãos durante o preparo da comida e numa torneira à parte que auxilie na limpeza da área. E não se esqueça de garantir uma iluminação correta.

2 – Revestimentos fáceis de limpar

O piso mais indicado para esse espaço é o porcelanato que, além de bonito e resistente, pode ser lavado e é simples de manter. Modelos retificados não marcam o rejunte e evitam que a sujeira impregne nos cantos; já os que simulam réguas de madeira, são tendência. Para pia e bancada, o granito é sempre uma boa escolha, mas há outras opções de revestimento bastante interessantes que devem ser analisadas.

3 – Armários e gabinetes

São fundamentais para manter tudo organizado e evitar que os acessórios desse ambiente e da cozinha tradicional se misturem. Armários superiores e gabinetes abaixo da pia e da bancada estão entre as melhores dicas para sua área gourmet, pois acomodam bem panelas, copos e outros itens, assegurando ainda um melhor aproveitamento do espaço.

4 – Churrasqueira certa

Esse item não pode faltar e deve ser escolhido com cuidado, tendo em mente o tamanho e tipo de ambiente. Como fazem menos fumaça, exemplares elétricos, a gás e a bafo são excelentes alternativas para apartamentos. Para as casas, os modelos de alvenaria continuam sendo boas opções. Saiba mais sobre como escolher a churrasqueira ideal para sua área gourmet clicando aqui.

5 – Eletrodomésticos fundamentais

Para conservar as bebidas geladas e manter frescos os ingredientes do prato do dia, você vai precisar de uma geladeira ou de um frigobar, se o espaço for pequeno. Caso goste de vinhos, vale investir numa adega climatizada, que dará um toque sofisticado à decoração. Entre os eletrodomésticos fundamentais para sua área gourmet, tenha também um cooktop e um forno elétrico para o preparo da comida; e um grill, que substitui bem a churrasqueira nos dias de poucos convidados.

6 – Móveis práticos

Se o espaço permitir, aposte numa mesa grande no centro, ao redor da qual todos possam sentar e conversar antes, durante e depois da refeição. Bancos de madeira compridos também favorecem a interação entre as pessoas. Sendo o local pequeno, opte por uma bancada vazada com banquetas, e lance mão de pufes. Estes acessórios servem de assento e podem até fazer a vez de apoios para petiscos.

7 – Horta e/ou jardim vertical

Incremente a ornamentação com plantas adequadas à umidade e luminosidade do local. Você pode até criar uma horta para ter ingredientes fresquinhos e orgânicos em suas receitas. Salsinha, cebolinha, alho, manjericão, coentro, orégano são algumas sugestões de fácil cultivo. Fixar pequenos vasos em pallets presos às paredes é uma maneira prática de dar um toque verde à área gourmet sem tomar muito espaço nem atrapalhar a circulação das pessoas.

8 – Pontos de cor

Para deixar o ambiente alegre e descontraído, como deve ser, insira alguns detalhes com cores vibrantes. Um mix de azulejos no barrado da pia, algumas almofadas estampadas, detalhes de revestimento que imitam pedras naturais, quadros coloridos, adesivos de parede, vasos e outros objetos de decoração. Enfim, use a criatividade para ampliar a sensação de prazer e aconchego nesse espaço.

 

Curtiu nossas dicas de como montar área gourmet? Pretende aplicá-las na sua casa ou apartamento? Comente aqui sua ideia ou dúvida sobre área gourmet. Teremos prazer em ler e ajudar.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários