13 de janeiro de 2016 • Construção e Acabamento
Publicado por: Comunicação
As bancadas, sejam para refeições, suporte para a pia ou mesmo para o cooktop, tem ainda a relevância de ser um detalhe da cozinha. Por isso, caprichar na escolha do material de acabamento é muito importante, mas além de observar a beleza que cada revestimento oferece, é preciso ainda, analisar sua praticidade, por se tratar de um local em constante uso, que entra em contato com coisas quentes e até produtos corrosivos.
Então, antes da escolha, analise: Qual estilo quero para minha cozinha? O material a ser usado na minha escolha será prático, resistente e funcional como o que eu espero deste espaço?
Para te ajudar a responder estas perguntas e escolher o que melhor te atenderá, fizemos um apanhado dos materiais mais usados, colocando os prós e contras de cada um deles:
Granito
Para uma decoração mais neutra, o granito é uma boa pedida para a bancada da cozinha, relativamente resistente e de baixo custo, este material é um dos mais aplicados nesta área.
Mas é preciso destacar algumas desvantagens, apesar de sua resistência geral, ele é sensível a ácidos, água sanitária, produtos corrosivos e oleosos. Por isso exige certos cuidados como o uso de impermeabilizantes para evitar manchas, porosidades e perda de brilho.
Mas em termos gerais, é um material de fácil limpeza, resistente a riscos e impactos e tem um preço bastante acessível. Excelente custo x benefício.
Quartzo
Se sua bancada será apenas para lanches e não receberá nada quente, o quartzo pode atender bem. Impermeável, resistente a riscos e impactos, oferece variedade de cores e facilidade de manuseio, o que pode facilitar, no caso de projetos mais inovadores.
Claro que também tem suas desvantagens, pode perder o brilho se entrar em contato com determinados produtos e ficar danificado se tiver contato com altas temperaturas, como de panelas que acabam de sair do fogo.
Mármore composto
Ao contrário do mármore natural, que é uma pedra porosa e propensa a manchas, o mármore composto é uma rocha industrializada, uma mistura de resinas sintéticas e quartzo torna-se um dos materiais mais indicados para esta aplicação.
Higiênico, durável e resistente, devido a sua homogeneidade, pode ser recuperado em caso de riscos ou manchas.
Por ser um produto importado, acaba se tornando um pouco inviável pelo alto custo, mas vale a pena.
Aço inox
Vedete das cozinhas industriais, o aço inox é resistente a oxidação e porosidade, apesar de riscar com facilidade e precisar ser limpo constantemente, devido a possíveis manchas que podem se formar se ficar em contato por muito tempo com a água com cloro.
Mas a resistência ao calor, higiene e durabilidade é indicação certa para quem gosta mesmo de cozinhar e pretende usar a bancada com certa frequência.
Como nem tudo são flores, tantas vantagens elevam o preço do produto.
Acrílico
As vantagens são inúmeras, mas é também o material mais caro de todas as opções.
É impermeável, não mancha, fácil limpeza, se sofrer pequenos danos, é possível trocar apenas parte da peça.
Tem grande variedade de cores e texturas, além de ser atrativo por sua maleabilidade e possibilidade de moldagem.
Só é preciso evitar o contato com panelas quentes e os cortes devem ser feitos com o apoio de uma tábua apropriada.
Mas como já dissemos, o preço é um tanto quanto salgado, apesar do custo x benefício ser alto.
Madeira
Neste caso, um dos materiais menos indicados.
Apesar da beleza, a madeira pode estragar quando exposta constantemente a água, objetos pontiagudos e altas temperaturas.
Laminados
Menor custo encontrado entre os materiais para bancadas de cozinha.
Os laminados são instalados em camadas e imitam a aparência de uma pedra, conforme o gosto do cliente, porém sua durabilidade é muito baixa.
Vidro
Na verdade, é uma superfície cristalizada de vidro e oferece muitas vantagens.
Fácil limpeza, baixo custo de manutenção, resistente a produtos de limpeza e ao calor, não mancha e tem baixa porosidade.
Excelente custo benefício.
Porcelanato
O porcelanato é também uma boa opção para a bancada de cozinha. Sua baixa porosidade facilita a limpeza, é bonito, moderno e um bom preço.
Concreto
O cimento queimado já é uma tendência bastante utilizada tanto em pisos quanto em bancadas, desde que trado para ficar mais resistente ao contato com a água.
Ainda assim é possível ocorrerem rachaduras e manchas. Mas, no geral, é uma boa opção.
Azulejo
Uma das maiores variedades em estilo, o azulejo oferece preço acessível, precisando de atenção e cuidado com os rejuntes, para não manchar e não dar infiltrações. Além disso, podem trincar, quando em contato com panelas quentes.
Pastilha
As pastilhas oferecem mais dinâmica em relação a decoração. Encontradas em vários estilos e cores podem apresentar acabamentos variados como metal e vidro, além de coloridos que dão um toque alegre e sofisticado à cozinha.
As mais recomendadas são as esmaltadas pelas vantagens que oferecem como facilidade na limpeza e maior resistência ao calor.
Esperamos ter ajudado, mas se ainda restaram dúvidas, nossos gerentes estão à disposição para esclarece-las. Passe em uma Loja Cimcal e conheça nossas opções.