Qual material mais indicado para bancadas de cozinha?

Descubra qual estilo combina melhor com seu ambiente.-->


As bancadas, sejam para refeições, suporte para a pia ou mesmo para o cooktop, tem ainda a relevância de ser um detalhe da cozinha. Por isso, caprichar na escolha do material de acabamento é muito importante, mas além de observar a beleza que cada revestimento oferece, é preciso ainda, analisar sua praticidade, por se tratar de um local em constante uso, que entra em contato com coisas quentes e até produtos corrosivos.

Então, antes da escolha, analise: Qual estilo quero para minha cozinha? O material a ser usado na minha escolha será prático, resistente e funcional como o que eu espero deste espaço?

Para te ajudar a responder estas perguntas e escolher o que melhor te atenderá, fizemos um apanhado dos materiais mais usados, colocando os prós e contras de cada um deles:

Granito

Bancada de Cozinha de Granito

Para uma decoração mais neutra, o granito é uma boa pedida para a bancada da cozinha, relativamente resistente e de baixo custo, este material é um dos mais aplicados nesta área.

Mas é preciso destacar algumas desvantagens, apesar de sua resistência geral, ele é sensível a ácidos, água sanitária, produtos corrosivos e oleosos. Por isso exige certos cuidados como o uso de impermeabilizantes para evitar manchas, porosidades e perda de brilho.

Mas em termos gerais, é um material de fácil limpeza, resistente a riscos e impactos e tem um preço bastante acessível. Excelente custo x benefício.

Quartzo

Bancada de Cozinha de Quartzo

Se sua bancada será apenas para lanches e não receberá nada quente, o quartzo pode atender bem. Impermeável, resistente a riscos e impactos, oferece variedade de cores e facilidade de manuseio, o que pode facilitar, no caso de projetos mais inovadores.

Claro que também tem suas desvantagens, pode perder o brilho se entrar em contato com determinados produtos e ficar danificado se tiver contato com altas temperaturas, como de panelas que acabam de sair do fogo.

Mármore composto

Bancada de Cozinha de Mármore Composto

Ao contrário do mármore natural, que é uma pedra porosa e propensa a manchas, o mármore composto é uma rocha industrializada, uma mistura de resinas sintéticas e quartzo torna-se um dos materiais mais indicados para esta aplicação.

Higiênico, durável e resistente, devido a sua homogeneidade, pode ser recuperado em caso de riscos ou manchas.

Por ser um produto importado, acaba se tornando um pouco inviável pelo alto custo, mas vale a pena.

Aço inox

Bancada de Cozinha de Aço Inox

Vedete das cozinhas industriais, o aço inox é resistente a oxidação e porosidade, apesar de riscar com facilidade e precisar ser limpo constantemente, devido a possíveis manchas que podem se formar se ficar em contato por muito tempo com a água com cloro.

Mas a resistência ao calor, higiene e durabilidade é indicação certa para quem gosta mesmo de cozinhar e pretende usar a bancada com certa frequência.

Como nem tudo são flores, tantas vantagens elevam o preço do produto.

Acrílico

Bancada de Cozinha de Acrílico

As vantagens são inúmeras, mas é também o material mais caro de todas as opções.

É impermeável, não mancha, fácil limpeza, se sofrer pequenos danos, é possível trocar apenas parte da peça.

Tem grande variedade de cores e texturas, além de ser atrativo por sua maleabilidade e possibilidade de moldagem.

Só é preciso evitar o contato com panelas quentes e os cortes devem ser feitos com o apoio de uma tábua apropriada.

Mas como já dissemos, o preço é um tanto quanto salgado, apesar do custo x benefício ser alto.

Madeira

Bancada de Cozinha de Madeira

Neste caso, um dos materiais menos indicados.

Apesar da beleza, a madeira pode estragar quando exposta constantemente a água, objetos pontiagudos e altas temperaturas.

Laminados

Bancada de Cozinha de Laminados

Menor custo encontrado entre os materiais para bancadas de cozinha.

Os laminados são instalados em camadas e imitam a aparência de uma pedra, conforme o gosto do cliente, porém sua durabilidade é muito baixa.

Vidro

Bancada de Cozinha de Vidro

Na verdade, é uma superfície cristalizada de vidro e oferece muitas vantagens.

Fácil limpeza, baixo custo de manutenção, resistente a produtos de limpeza e ao calor, não mancha e tem baixa porosidade.

Excelente custo benefício.

Porcelanato

Bancada de Cozinha de Porcelanato

O porcelanato é também uma boa opção para a bancada de cozinha. Sua baixa porosidade facilita a limpeza, é bonito, moderno e um bom preço.

Concreto

Bancada de Cozinha de Concreto

O cimento queimado já é uma tendência bastante utilizada tanto em pisos quanto em bancadas, desde que trado para ficar mais resistente ao contato com a água.

Ainda assim é possível ocorrerem rachaduras e manchas. Mas, no geral, é uma boa opção.

Azulejo

Bancada de Cozinha de Azulejo

Uma das maiores variedades em estilo, o azulejo oferece preço acessível, precisando de atenção e cuidado com os rejuntes, para não manchar e não dar infiltrações. Além disso, podem trincar, quando em contato com panelas quentes.

Pastilha

Bancada de Cozinha de Pastilhas

As pastilhas oferecem mais dinâmica em relação a decoração. Encontradas em vários estilos e cores podem apresentar acabamentos variados como metal e vidro, além de coloridos que dão um toque alegre e sofisticado à cozinha.

As mais recomendadas são as esmaltadas pelas vantagens que oferecem como facilidade na limpeza e maior resistência ao calor.

Esperamos ter ajudado, mas se ainda restaram dúvidas, nossos gerentes estão à disposição para esclarece-las. Passe em uma Loja Cimcal e conheça nossas opções.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários