Mofo como acabar com ele?

Muito além de ser desagradável por causar uma aparência feia em tudo que aparece o mofo é prejudicial à saúde.-->


Quer saber como tirar o mofo da sua casa e não sabe como? O mofo é mais comum do que se pensa na maioria das residências, em épocas chuvosas o problema pode se agravar. A boa notícia é que existem algumas fórmulas simples para te ajudar a acabar, ou pelo menos, amenizar a proliferação dessa visita indesejada.

Muito além de ser desagradável por causar uma aparência feia em tudo que aparece o mofo é prejudicial à saúde, pode causar alergias e desencadear problemas respiratórios. Por isso a importância de cuidar para manter esse vilão longe da sua casa.

Como se prevenir do mofo:

Como se previnir do mofo

Antes de falar em como tirar o mofo de armários, banheiros, roupas e paredes, melhor contar algumas maneiras de prevenir sobre esse problema, não é mesmo?

  • Sempre que possível, deixe portas e janelas abertas para melhorar a ventilação no local e diminuir a umidade; 
  • Dê preferência a cortinas mais leves, como persianas, que não bloqueiam a ventilação e não acumulam umidade;
  • Carpetes também devem ser evitados, pisos frios são mais indicados para evitar o mofo;
  • Espalhe potes com sal, giz ou bicarbonato em locais que costumam ser mais afetados, eles absorvem a umidade do ambiente, por isso devem ser trocados com frequência.

Tirar mofo das roupas:

Tirar mofo das roupas

Foi pegar aquele casaco no armário e viu que ele estava com as indesejadas manchas de mofo? Roupas afetadas pelo bolor podem causar irritações na pele e no sistema respiratório, por isso, cuide para que a roupa seja limpa e tome um ar, antes de ser usada:

  • Vinagre: em um recipiente coloque uma xícara de vinagre para cada litro de água e coloque as roupas de molho por cerca de duas horas. Logo depois, lave a roupa normalmente. Se a mancha persistir, repita o processo;
  • Bicarbonato: junte um pouco de bicarbonato e vinagre e espalhe sobre a extensão da mancha, deixe agir por dez minutos. Depois desse tempo, esfregue com escova e lave como de costume;
  • Limão: se quer uma solução ainda mais natural, você pode usar limão com um pouco de sal e aplicar a pasta sobre a mancha, deixe secar e, logo após, lave a peça normalmente. Ideal para roupas coloridas. Em fibras como algodão e poliéster essa mistura apresenta muita eficácia, mas deve ser evitada para tecidos mais delicados, podendo danificá-los;
  • Leite: pode parecer estranho, mas peças finas como seda ou sintéticas, o aconselhável para tirar o mofo é deixa-las de molho por um dia no leite e lavar como de costume, em seguida;
  • Álcool: roupas e sapatos couro que tendem a absorver ainda mais a umidade, esfregue a mancha com uma escova mais macia e água. Depois coloque de molho por alguns minutos numa solução de álcool desnaturalizado e água em parte iguais e coloque para secar onde bata sol.

Tirar mofo de armários:

Tirar mofo dos armários

Nada pior do que abrir as portas do guarda-roupas e sentir aquele cheiro desagradável que nos indica que o mofo está atacando. Como acabar com ele:

  • Melhor que remediar é prevenir, se possível, limpe o armário uma vez por mês, passando um pano úmido para retirar qualquer possível vestígio de bolor. Deixe o armário aberto para ventilar por algumas horas antes de colocar as roupas novamente. Deixa-lo afastado da parede pode ajudar a evitar o problema;
  • Se o bolor já tiver fixado nas paredes e prateleiras do armário, é necessário usar uma solução de vinagre branco com água. Com um pano molhado esfregue o local afetado e limpe também o restante do armário. Deixe as portas abertas para sair o cheiro e ventilar;
  • Pegue alguns potes e coloque um pouco de bicarbonato, ou sal ou giz. Esses elementos têm grande poder de absorção e evitam a umidade no armário. Troque quando perceber que o produto já está molhado.

Tirar mofo de paredes:

Tirar mofo de Parede

O mofo nas paredes é algo mais delicado, é necessário averiguar sua procedência, pois pode ser sinal de um defeito na tubulação, um vazamento interno que precisa ser ajustado para evitar maiores problemas. Se depois da análise não for nada além de umidade e falta de sol, estes procedimentos podem ajudar a acabar com a mancha:

  • Faça uma mistura de três partes de água para uma de água sanitária e esfregue as paredes com escova, em seguida, passe um pano somente com água para enxaguar;
  • Se você prefere evitar água sanitária, pode fazer uma solução com suco de 2 limões, 2 colheres de bicarbonato e uma quantidade suficiente de vinagre branco, esfregue com uma esponja e limpe com um pano úmido em água;
  • Paredes de banheiros ou rejuntes podem ser limpos com o uso de um limão partido ao meio. Esfregando a fruta na superfície afetada, o ácido inibirá a ação do mofo e acabará com ela por completo. Depois é só lavar o local com água e sabão.

Tinta anti-mofo:

Tinta Antimofo ou Anti-mofo

Para locais mais propensos à umidade e proliferação de mofo, a Cimcal recomenda o uso de uma boa tinta anti-mofo ou ainda impermeabilizantes ou selantes antes da aplicação da pintura. O mercado oferece excelentes marcas, com grande eficiência no combate ao mofo de parede.

Como dissemos é melhor prevenir do que remediar, mas se você acaba de descobrir que o mofo está invadindo a sua casa, esperamos termos sido úteis para te ajudar no controle e combate a esse vilão de nossos lares.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários