7 dicas para uma piscina limpa e saudável

Hoje as dicas são para você limpar sua piscina de forma prática.-->


Não dá nem para discutir sobre a delícia que é poder contar com uma piscina em casa, não é? Em um clima tropical, onde dias quentes muito quentes predominam, como no Brasil, ter esse “luxo” em casa é mais que um sonho. É a realidade que muitos brasileiros têm aderido. Mas, como tudo que nos traz benefícios, também temos responsabilidades.

Já postamos sobre a construção da piscina e os tipos a serem escolhidos, falamos sobre os pisos ideais para esta área e também da proteção contra os raios do sol, através de ombrelones. Todo esse conjunto é um convite a passar o máximo de tempo possível desfrutando de todas as regalias o que acaba acumulando sujeira.

Hoje as dicas são para você limpar sua piscina de forma prática e que ela fique sempre linda e pronta para oferecer tudo de bom para sua família e amigos.

 

Dicas de limpeza de piscinas

Limpeza do pré-filtro:

Acredite, é melhor dar mais atenção ao pré-filtro de sua piscina. Muitos proprietários costumam ignorar a limpeza desse equipamento, mas saiba que isso melhora a circulação da água e auxilia muito o funcionamento do sistema de filtração. Este cuidado vai manter folhas e outras impurezas longe do contato com o cloro, aumentando também, sua durabilidade.

 

Controle da alcalinidade:

A água da sua piscina está opaca, tem observado que tem causado corrosão nos equipamentos e a limpeza não tem adiantado?

Tudo isso é sinal de alcalinidade desregulada. Ela pode estar acima ou abaixo do normal que é de 80 a 120ppm.

Se sua piscina apresentar uma alcalinidade abaixo de 80ppm, aplique um estabilizador de pH. Caso esteja alta, acima de 200ppm, um redutor de pH resolverá a questão.

*Se cloro e outros tratamentos não estão resolvendo e a aparência da água continua estranha, é falta de ajuste na alcalinidade. Por isso é importante o controle.

 

Dicas de limpeza de piscinas

Controle do pH:

Controlar o pH, ou popularmente falando, a acidez da piscina é importante não só pela qualidade da água, como também para favorecer o tempo de vida útil de todos os equipamentos e garantir que os banhistas estejam mergulhando em um ambiente saudável.

O ideal é que o pH esteja entre 7.2 e 7.6. Para medir, basta usar o estojo de teste (que hoje é facilmente encontrado em lojas que vendem produtos para piscinas), que traz as instruções de como a medição deve ser feita.

Visto que a água está ácida, é necessário adicionar pH+.

Caso o resultado apresente uma água alcalina, ou seja, acima dos 7.6, é a vez de misturar um aditivo para diminuir o pH, para alcançar a medida ideal.

 

Cloro:

Já estabilizou o pH e a alcalinidade e ainda não achou o resultado que esperava?

Vamos analisar o nível de cloro, então?

O nível de cloro livre deve estar entre 1 e 3 ppm. Caso a água da sua piscina não esteja nesse parâmetro, faça uma aplicação do produto, de acordo com a instruções do fabricante, deixando filtrar por 6 horas.

 

Elimine folhas e impurezas:

Um grande prejudicial à duração do cloro é o acúmulo de folhas na superfície ou fundo da piscina. Problema que pode ser facilmente resolvido, utilizando apenas uma peneira tradicional para limpeza de piscinas.

Dicas de limpeza de piscinas

 

Filtração:

Se você já regulou alcalinidade e pH, eliminou folhas e a água ainda não tem aquela aparência bonita e límpida pode haver a necessidade de filtração.

No caso da filtração, uma retrolavagem pode ajudar, mas pode ser necessária uma troca da areia do filtro.

 

Cuidado com o Filtro:

A filtração pode estar sendo prejudicada pela falta de uma boa manutenção do filtro.

Esse equipamento deve funcionar perfeitamente, caso contrário, sua piscina nunca estará tão linda e limpa quanto se espera.

A areia deve ser trocada periodicamente, o ideal é que esse procedimento seja feito a cada ano ou, no máximo, dois.

 

Diante das nossas dicas, esperamos que você consiga cuidar para ter sempre um ambiente limpo, bonito e saudável. Caso ainda tenha dúvidas, os especialistas da Cimcal estão prontos para lhe atender.

Gostou? Então não perca nenhum artigo!
Receba nosso informativo:

Desejo receber
Alternate Text

Tradicional no mercado de construção, a Cimcal tem experiência de quem está no setor desde 1966 em Divinópolis, com filiais nas cidades de Arcos, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Oliveira, atende a todo o Centro-Oeste mineiro e oferece as melhores marcas e promoções para quem vai construir ou reformar sempre com qualidade e bom atendimento.

Comentários